sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Os avanços tecnológicos estão chegando à sociedade com muita rapidez, provocando mudanças profundas e aceleradas nas formas de produzir conhecimento e nas relações sociais que as acompanham.
A escola nunca necessitou tanto de conhecimento para acompanhar essas transformações, pois os alunos recebem informação de todo o lado em grande quantidade.
As escolas têm equipamentos, mas ainda engatinhamos na maneira de utilizá-los, ainda vivenciamos situações que causa medo da tecnologia, ouvindo em nosso dia-a-dia coisa como “- Não põe a mão no botão,não ligue...vai quebrar , pegar vírus, vai ficar tudo bloqueado ”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era tecnológica .
Somos sabedores que para a dominação dessa tecnologia é preciso dispor de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas.
Sem duvida a tecnologia da uma nova cara para a educação uma verdadeira revolução, pois coloca cada ser humano de qualquer idade em contato com a realidade dos dias atuais, bem como, exige do educador uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
Acreditamos que o uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores e coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas em busca de seu conhecimento.

Um comentário:

  1. Gostei da reflexão: "amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas". É aí que surge o(a) profess@r(a) blogueiro.
    Analisando seu texto fiquei pensando...
    Como seria recompensador ministrar esse curso para pessoas a partir dos 60 anos...

    ResponderExcluir