sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Documentario/Evolução tecnológica

Criação da Internet e Web.
Se você está lendo este texto agora, é porque alguém teve a déia de inventar e disponibilizar mecanismos para digitar, salvar e guardar, ou seja, armazenar nos muitos dispositivos oferecidos para que se possa ler em outro momento, por outra pessoa e em outro computador.

Falar nos meios tecnológicos e ou evolução digital tornou fácil nos dias atuais, pois temos hoje a nossa disposição e alcance todos os equipamentos e aparelhos, mesmo que nos encontramos despreparados diante de tantas evoluções que aconteceram nos últimos anos.

Como podemos ver hoje não existe mais fronteira para a comunicação nem a troca de informações que diariamente precisamos em nossos trabalhos e lazer. Tudo essa evolução foi acontecendo graças às idéias de pessoas que tiveram um sonho e que durante anos lutaram para que esses se tornassem realidade.

Vimos que no início da era digital, os cientistas passavam por muitas dificuldades, pois os computadores eram grandes, pouco espaço de armazenamento de informações e que essas informações não eram compatíveis entre esses computadores. Mas graças a tecnologia e persistência de muitos foram sendo desenvolvido e evoluíram até nos dias atuais, onde um computador tem capacidade de armazenamento de informações incríveis.

Mas como tudo, não adianta ter uma máquina boa que possibilite de maneira mais eficiente este trabalho, se tudo se limitava a um computador somente. Novamente foi a insistência de um jovem, que queria possibilitar a comunicação e troca de informações entre varias pessoas ao mesmo tempo. Com a idéia na cabeça e a vontade foi que Tim Bernes Lee que em 1990 criou a World Wide Web, também conhecida por Web ou WWW uma rede de alcance mundial, que é um sistema de documentos em forma de vídeos, sons e hipermídia e figuras, interligados através da Internet.

Podemos citar outro personagem de grande importância nessa evolução tecnológica o cientista Vint Cerf cientista da ARPA, que mais tarde se tornaria a atual internet transformando assim esse personagem com o Pai da Internet. Outros nomes contribuíram para tal desenvolvimento como é o caso do cientista Bob Klan que junto de Vint em 1983 criaram os TCP que tem como função proteger os pacotes que carregam as informações pela Internet.

Hoje, através da internet- rede das redes o mundo se tornou em uma tribuna global para livre troca de idéias, em tempo real. Diante de tantas transformações, invenções e inovações temos a tecnologia - fácil usar e difícil de controlar, pois nenhuma tecnologia reprime o que é posto na Internet, bastando para isso você selecionar o que é bom e útil para os seus fins.

Um comentário:

  1. Muito boa, a sua linha geral de 'costura' textual. Os fatos marcantes foram citados, sem empobrecer o foco da narração de forma simples, tal qual é o filme.

    ResponderExcluir