segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

COPIAR E COLAR PODE???

SITE DE INFORMAÇÃO É CONDENADO POR DANOS MORAIS
O IG (Internet Grupo do Brasil) foi condenado pela 47ª Vara Cível do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou textos do autor, que escreve para o concorrente Cocadaboa.

A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que, ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contra fração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria.

“As modificações dadas possuem, claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto se verifica que naqueles veiculados pelo IG nenhuma alteração substancial foi feita.

“Não há demonstração de criatividade”, afirmou a magistrada. Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que, nesse caso, o meio de informação (Internet) não torna a obra anônima e nem retira do seu autor o direito sobre a mesma. “A Internet aqui funcionou somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que a lei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou não sua reprodução”, finalizou.

acao=exibirnoticia&ul
timasNoticias=1127)


FUNDADOR DA WIKIPEDIA ALERTA UNIVERSITÁRIOS SOBRE RISCO DE ERRO DA FOLHA ONLINE

Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipédia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site, muitas vezes erradas, para fazer seus trabalhos.

“Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia”, afirmou Wales, segundo o site The Register. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.“Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipedia que estavam erradas”, exemplificou o fundador, citando um e-mail. O The Register afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade.

Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipedia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.

(Disponível em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20203.shtml)
E então, ficou bem claro para você que toda vez que utilizar materiais de outros autores você deve citar a fonte? Não esqueça disso! Não se esqueça também dos cuidados que deve ter em relação à confiabilidade dos dados obtidos na Internet.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Verdades da Profissão de Professor


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.



Paulo Freire

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Documentario/Evolução tecnológica

Criação da Internet e Web.
Se você está lendo este texto agora, é porque alguém teve a déia de inventar e disponibilizar mecanismos para digitar, salvar e guardar, ou seja, armazenar nos muitos dispositivos oferecidos para que se possa ler em outro momento, por outra pessoa e em outro computador.

Falar nos meios tecnológicos e ou evolução digital tornou fácil nos dias atuais, pois temos hoje a nossa disposição e alcance todos os equipamentos e aparelhos, mesmo que nos encontramos despreparados diante de tantas evoluções que aconteceram nos últimos anos.

Como podemos ver hoje não existe mais fronteira para a comunicação nem a troca de informações que diariamente precisamos em nossos trabalhos e lazer. Tudo essa evolução foi acontecendo graças às idéias de pessoas que tiveram um sonho e que durante anos lutaram para que esses se tornassem realidade.

Vimos que no início da era digital, os cientistas passavam por muitas dificuldades, pois os computadores eram grandes, pouco espaço de armazenamento de informações e que essas informações não eram compatíveis entre esses computadores. Mas graças a tecnologia e persistência de muitos foram sendo desenvolvido e evoluíram até nos dias atuais, onde um computador tem capacidade de armazenamento de informações incríveis.

Mas como tudo, não adianta ter uma máquina boa que possibilite de maneira mais eficiente este trabalho, se tudo se limitava a um computador somente. Novamente foi a insistência de um jovem, que queria possibilitar a comunicação e troca de informações entre varias pessoas ao mesmo tempo. Com a idéia na cabeça e a vontade foi que Tim Bernes Lee que em 1990 criou a World Wide Web, também conhecida por Web ou WWW uma rede de alcance mundial, que é um sistema de documentos em forma de vídeos, sons e hipermídia e figuras, interligados através da Internet.

Podemos citar outro personagem de grande importância nessa evolução tecnológica o cientista Vint Cerf cientista da ARPA, que mais tarde se tornaria a atual internet transformando assim esse personagem com o Pai da Internet. Outros nomes contribuíram para tal desenvolvimento como é o caso do cientista Bob Klan que junto de Vint em 1983 criaram os TCP que tem como função proteger os pacotes que carregam as informações pela Internet.

Hoje, através da internet- rede das redes o mundo se tornou em uma tribuna global para livre troca de idéias, em tempo real. Diante de tantas transformações, invenções e inovações temos a tecnologia - fácil usar e difícil de controlar, pois nenhuma tecnologia reprime o que é posto na Internet, bastando para isso você selecionar o que é bom e útil para os seus fins.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Resgatando a história do Bairro Vila Nova


        REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS DA VILA NOVA DE ÁGUA BOA.

Segundo a pedagoga Tânia Dias Queiroz: “É preciso fazer do aluno um ser participativo, elevando-o à condição de agente- de- mudança, nesse mundo ainda tão extremamente conservador e elitista no qual ele habita, mas não atua. A consciência construída e conquistada fará de qualquer aprendiz um ser capaz de desenvolver todas as suas múltiplas habilidades”.

Buscando a efetiva participação dos alunos na construção da história da Vila Nova, organizamos a construção de uma maquete que servirá de base para a projeção do espaço vivido e lido na caminhada para o espaço representado cartograficamente. As relações espaciais topológicas dos objetos em função de um ponto de referência, desses objetos entre si, e dos mesmos em relação aos sujeitos da história. Os alunos puderam assim, a partir da localização dos pontos fixos, partir para os pontos de deslocamento.

DEMAE-ETA


Projeto desenvolvido pelos alunos da 3ª série  na Escola Municipal Vila Nova com objetivo de conhecer a estação de tratamento de água, bem como, as etapas  do processo de limpeza da água.



Maquete da ETA confeccionada pelos alunos após a visita da mesma e apresenta na feira de ciências.

Arte com material de reciclagem..

Arte com material de reciclagem para fazer do natal um dia cheio de cores e vida..















Àrvore de Natal...Boneco de Neve...

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Os avanços tecnológicos estão chegando à sociedade com muita rapidez, provocando mudanças profundas e aceleradas nas formas de produzir conhecimento e nas relações sociais que as acompanham.
A escola nunca necessitou tanto de conhecimento para acompanhar essas transformações, pois os alunos recebem informação de todo o lado em grande quantidade.
As escolas têm equipamentos, mas ainda engatinhamos na maneira de utilizá-los, ainda vivenciamos situações que causa medo da tecnologia, ouvindo em nosso dia-a-dia coisa como “- Não põe a mão no botão,não ligue...vai quebrar , pegar vírus, vai ficar tudo bloqueado ”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era tecnológica .
Somos sabedores que para a dominação dessa tecnologia é preciso dispor de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas.
Sem duvida a tecnologia da uma nova cara para a educação uma verdadeira revolução, pois coloca cada ser humano de qualquer idade em contato com a realidade dos dias atuais, bem como, exige do educador uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
Acreditamos que o uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores e coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas em busca de seu conhecimento.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

Analizando a linha do tempo da tecnologia digital podemos notar que em 1800 surgiram os primeiros elementos digital em um projeto para motor análítico pelo inglês Charles Babbage. Em 1946, houve a construção do 1º computador totalmente eletrônico, surgindo em 1947 os transistores e em 1959 esses elementos são aperfeicoados.
Três anos depois a Intel cria o 1º chip DRAN que logo em seguida o microprocessador 4004. Nesse mesmo ano a ARPHANET virá a se tornar a Internet.
Em 1972, é introduzido pela Intel o microprocessador 8008 contendo 3500 transistores e 60000 instruções por segundo.Em 1975 BiLL Gates desenvolve a microsoft. Nos anos seguintes continua a evolução em ritmo acelerado subindo para 3.1 milhões de transistores podendo executar 100 milhões de instruções por segundo bem como, a criação de sites de pesquisas e comunicações envolvendo milhões de pessoas em todo o mundo.